Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza atividades de prevenção ao câncer de cabeça e pescoço

[26/07/2022] No mês de julho, quando é celebrado o Dia Mundial da Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço (27), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), referência em oncologia na região Oeste do Pará, promove ações de conscientização sobre o tema.

Nesta terça-feira (26), a recepção do ambulatório de oncologia do hospital, que pertence ao Governo do Pará e é gerenciado pela entidade filantrópica Pró-Saúde, foi palco de uma palestra especial, onde foram compartilhadas informações importantes sobre o tema com usuários e acompanhantes.

Natividade Teles Costa, de 64 anos, realiza acompanhamento no HRBA devido a um câncer na boca. “Eu descobri a doença quando comecei a não sentir gosto de comidas. Pensava que era a prótese dentária, trocava a peça e melhorava. Um dia, que tive um sangramento, procurei o médico e recebi o diagnóstico do câncer. Hoje faço acompanhamento constante no hospital”, conta a paciente.

Durante a ação, ela deixou um depoimento de alerta para os demais usuários. “Muitos não sabem o que a gente passa, é uma doença perigosa e essa programação é essencial para conscientizar sobre o tema”, afirma Natividade.

Atenção aos sinais

A médica oncologista do Hospital Regional do Baixo Amazonas, Karla Maia, explica que estes tipos de cânceres ocorrem com mais frequência em homens, acima de 50 anos, e os principais fatores de risco para a doença são: ingestão de bebida alcoólica, tabagismo e infecção pelo HPV (Papolomavírus Humano).

“É importante estar atento aos sinais. Qualquer alteração na voz, engasgos na hora de engolir, surgimento de nódulos no pescoço, lesões que não cicatrizam na boca e na língua, tosses constantes e dores nessas regiões podem ser sinais de tumores na região da cabeça e do pescoço”, alerta a oncologista.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), os cânceres de cabeça e pescoço englobam tumores da cavidade oral, faringe, laringe e cavidade nasal. O órgão estima que no Brasil, em média 76% dos casos destes tipos de cânceres são diagnosticados em estágio avançado, o que dificulta o tratamento, além de elevar a taxa de mortalidade, por isso a médica destaca a importância da prevenção e diagnóstico precoce.

“Se você apresentar sintomas, procure imediatamente um médico. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais fácil as opções de tratamento e maior a chance de cura”, enfatiza a especialista.

Dicas de prevenção

– Mantenha uma alimentação saudável;
– Pratique atividade física regularmente;
– Mantenha sua higiene bucal em dia;
– Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas;
– Use protetor solar;
– Abandone o fumo.

Atendendo a uma população estimada em mais de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios, o HRBA é um dos hospitais de referência na região Norte para o tratamento de pessoas com câncer, sendo habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon).

Em 2021 o Hospital Regional do Baixo Amazonas realizou cerca de 19,6 mil consultas oncológicas, 1,1 mil cirurgias oncológicas, 12,4 mil sessões de quimioterapia e mais de 38,7 mil sessões de radioterapia.