Crianças do Regional do Baixo Amazonas participam de festividade no Dia de São João

[24/06/2022] As crianças que estão internadas para tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, comemoraram o 24 de junho – Dia de São João – de forma bem divertida, com uma linda festa junina.

A atividade foi realizada nos leitos dos pequenos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e Clínica Pediátrica, que mesmo internados, não deixaram de se preparar para o festejo à caráter, com chapéus de palha, vestidos, adornos e tudo o que essa época tão especial tem direito.

A ação foi realizada pelo Grupo de Ações e Eventos de Valorização Humana (Gaevh) do HRBA.

Samara Klaim, terapeuta ocupacional e presidente do Gaehv, ressalta que as ações realizadas em datas comemorativas dentro do hospital são positivas para os pacientes e seus familiares, além de ajudar na adesão ao tratamento.

“As crianças ficam muito felizes com essas festas, entram a fundo com a gente, e nós também nos sentimos muito gratos por poder proporcionar esse momento a elas. Com essas atividades, vemos também uma melhor adesão ao tratamento”, afirma a terapeuta.

O Regional do Baixo Amazonas, unidade do Governo do Estado do Pará gerenciada pela entidade filantrópica Pró-Saúde, atua como referência para uma população estimada em mais de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios da região Oeste do Pará, Xingu e Baixo Amazonas.

A comemoração junina contou com brincadeiras nos leitos, como pescaria, e entrega de presentes às crianças, além de uma animada quadrilha, formada pelos profissionais da assistência, que trouxe ainda mais alegria aos pacientes que puderam assistir à apresentação.

Rosimeire Santos Ferreira, de 31 anos, é mãe da paciente Noemi Santos Ferreira, de 7 anos, que faz tratamento para osteogênese imperfeita, e destaca a felicidade da filha em viver experiências como esta durante a sua internação.

“É um momento de descontração para as nossas crianças. A minha filha está muito alegre por participar, já que viemos de um momento de isolamento por conta da pandemia e ela não podia ter contato com outras crianças”, compartilha a mãe.

“Realizamos estas ações não apenas como lazer, mas como terapia e ferramenta de humanização, item preconizado pelas diretrizes do Governo do Pará e da Pró-Saúde. Com o São João, nossa equipe proporciona bem-estar para pacientes e seus familiares, seguindo todas as recomendações que uma assistência segura em saúde exige”, explica o diretor Administrativo e Financeiro, Bruno Rezende.

O Regional do Baixo Amazonas presta atendimento 100% pelo SUS (Sistema Único de Saúde) em 40 especialidades médicas, sendo referência em Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva.

O HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do país, e faz parte de um seleto grupo no Brasil que possui o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência, selo de qualidade que, há sete anos, tem sido concedido ao hospital pela Organização Nacional de Acreditação.