Regional do Baixo Amazonas é destaque em sessão da Câmara Municipal de Santarém

A unidade hospitalar, que atua como o principal campo de estágio na área da saúde na região Oeste do Pará, recebeu uma homenagem durante a celebração de aniversário do Centro Universitário da Amazônia

 

 

[01/06/2022] O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foi homenageado na tarde desta terça-feira (31/5), durante sessão especial realizada na Câmara Municipal de Vereadores, que comemorou os 37 anos do Centro Universitário da Amazônia (Unama).

A unidade de saúde pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde desde 2008, é o maior campo de estágio para profissionais da área da saúde na região.

O estágio curricular obrigatório é a oportunidade que os alunos de diversas áreas de formação têm para colocar em prática o que aprenderam de forma teórica na universidade.

O Regional do Baixo Amazonas tem contribuído com a formação de novos profissionais desde 2011, quando passou a receber estudantes de medicina, fisioterapia e enfermagem, em convênio com a Universidade Estadual do Pará (Uepa).

De 2013 até abril de 2022, passaram mais de 17 mil estudantes pelo HRBA em forma de rodízio, os quais desenvolveram atividades curriculares.

Somente da Unama, o HRBA já recebeu um total de 3,3 mil estudantes em estágio curricular de diferentes cursos, entre eles: enfermagem, fisioterapia, radiologia, farmácia, nutrição e biomedicina, entre outros.

“O HRBA foi escolhido para ser homenageado pela parceria que temos há mais de 12 anos. O hospital serve de campo de estágio para os nossos alunos nos mais diversos cursos, o que contribui para a missão da nossa instituição e a missão do hospital, que é formar e qualificar novos profissionais para atender a população”, reforçou Elzo Viera, Reitor da Unama.

Hospital de Ensino e Pesquisa

Em 2014, o compromisso com a educação foi fortalecido, quando o hospital foi certificado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) e Ministério da Saúde, como Hospital de Ensino e Pesquisa (HE), sendo o primeiro fora da capital do Estado.

O diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi destaca que além de levar assistência segura e de qualidade, de média e alta complexidade aos usuários, o HRBA também assume a posição de ser um hospital formador de profissionais.

“Com apoio irrestrito do Governo do Pará e sob a gestão da Pró-Saúde, o HRBA tem se tornado o principal campo de estágio na formação de novos profissionais para a região”, afirma o diretor.

O Regional do Baixo Amazonas faz parte da rede pública de saúde do Estado do Pará, sendo referência em média e alta complexidades para um público estimado de 1,3 milhão de pessoas em 30 municípios.

“Somos um hospital que tem programas de estágio, de residência médica e multiprofissional, que desenvolve centenas de profissionais que permanecem atuando na região. O nosso papel, como hospital de ensino, também é garantir que a população seja assistida por profissionais qualificados”, complementa Moreschi.

A unidade conta, desde fevereiro de 2019, com um Centro de Estudos e Pesquisas (CEP), o primeiro a funcionar dentro de um hospital na Amazônia. O objetivo é oferecer uma formação mais completa aos novos profissionais e desenvolver estudos que proporcionem melhor qualidade de vida à população.

Em 2020, o HRBA teve o registro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) aprovado e credenciado em Brasília, pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), órgão ligado ao Ministério da Saúde, o que contribui com a aprovação das pesquisas na região oeste do Pará, proporcionando mais rapidez nas avaliações éticas dos projetos.