Hospital Regional do Baixo Amazonas festeja Páscoa com PET Terapia, decoração de ovos de Páscoa e celebração religiosa

 

[14/04/2022] Programação especial contou com celebração ecumênica na área externa da unidade

As crianças que estão em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, puderam festejar a Páscoa de um jeito diferente nesta quinta-feira (14/4).

Elas receberam a visita de três cachorrinhos de estimação: Joe, Nico e Kiara, por meio do projeto PET Terapia desenvolvido pela entidade filantrópica Pró-Saúde, em parceria com Centro Universitário da Amazônia (Unama).

 

A programação da unidade do Governo do Pará teve como finalidade aliviar a rotina delicada que o tratamento médico exige, permitindo que as crianças minimizem o estresse e melhorem a saúde emocional e física.

“A PET Terapia permite uma melhor adesão ao tratamento, melhora a qualidade de vida, aumenta as habilidades motoras, cognitivas e sociais desse paciente. Como nosso paciente está afastado de suas atividades normais, está limitado em suas áreas de ocupações. Resgatar datas comemorativas e fazer ações como essa traz novo sentido para a vida dos nossos pacientes”, explica a terapeuta Ocupacional da Pró-Saúde, Irmara Amaral.

Para a mãe Milene Santos, de 22 anos, que acompanha o filho Thales Rafael de 2 anos, no tratamento contra a leucemia, o resultado da ação no bem-estar da criança é perceptível.

“Ele ficou super empolgado, pois gosta de animais e ama interagir com as outras crianças. O tempo que eles passam aqui, principalmente quem faz tratamento oncológico, ficam estressados e essas atividades ajudam a melhorar o humor deles”, reforçou a mãe do paciente.

Para participar da ação, os animais passaram por uma higienização minuciosa com veterinário, bem como, estão com as vacinas em dia, garantindo a segurança dos pacientes.

“Assim como o Controle de Infecção do HRBA nos preocupamos com o cuidado desses animais para que as crianças se mantenham seguras. É uma data muito gratificante pra gente também em poder trazer alegria para pacientes e também colaboradores”, destaca a professora Alessandra Belo, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Unama.

A Programação de Páscoa na unidade também contou com um momento religioso com representantes da Igreja Católica, que deixaram uma mensagem de Páscoa, voltado para a renovação e a esperança para pacientes adultos internados na Clínica Oncológica.

 

 

Como parte das atividades, o HRBA recebeu doações de ovos de páscoa da franquia da Cacau Show em Santarém. Foram doados 45 ovos de chocolate. “A Páscoa é um momento da ressurreição de Jesus Cristo. Os ovos de Páscoa são uma maneira de lembrar desta data. Sob orientação médica, a doação foi entregue aos pacientes da pediatria. O resultado foram muitos sorrisos de esperança”, destacou o diretor Clínico e coordenador do Serviço de Oncologia, Marcos Fortes.

Durante a tarde, a Pastoral da Saúde do HRBA realizou uma celebração religiosa no jardim da unidade, com o tradicional rito de lava-pés – gesto em que Jesus, antes da última ceia, lavou os pés dos seus discípulos.

 

 

“Com essas ações de humanização em datas comemorativas, resgatamos a possibilidade de quebrar a rotina hospitalar e proporcionar a eles um momento especial, de esperança, fé. Assim promovemos qualidade e humanização por meio da assistência em saúde segura”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará. Público e gratuito, o HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação (ONA).