Ao receberem alta, pacientes do Hospital Regional do Baixo Amazonas ganham certificado “Eu Venci a Covid-19”

Uma ação do setor de Humanização do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tem marcado as altas hospitalares dos pacientes recuperados da Covid-19.

Como símbolo da vitória de quem passou dias de incerteza e angustia internado, a unidade, pertencente ao Governo do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde, está entregando no momento da alta o certificado “Eu venci a Covid-19”.

“Queremos dizer ao nosso paciente não apenas com palavras, mas eternizar na memória e em documento, que apesar de dias difíceis, com ajuda da equipe multiprofissional do HRBA ele se tornou um vitorioso”, explica a supervisora de Humanização, Patrícia Nogueira.

O paciente Edson da Silva Flexa deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital no dia 23 de fevereiro com 30% de comprometimento pulmonar e dificuldades respiratórias.

Sob os cuidados da equipe multiprofissional, Edson não precisou ser intubado, apresentou significativa melhora em seu quadro clínico e recebeu alta da clínica Covid-19 do HRBA, no fim da tarde desta terça-feira, 2/3. Bastante emocionado, exibiu certificado com orgulho.

“No começo, pensei que eu não ia conseguir sair, mas Deus esteve comigo. Estou ansioso para ver minha esposa, filhos e netos, estou com muita saudade de todos. Vida nova a partir de agora, e com muito mais cuidado. É uma doença muito perigosa, fácil de pegar, mas a recuperação é difícil. É preciso se cuidar”, disse.

Os certificados começaram a ser emitidos no final de fevereiro de 2021. O HRBA planeja emitir os certificados até mesmo para os pacientes que receberam alta médica antes do início da emissão do documento.

A Humanização integra os valores institucionais propostos pela entidade filantrópica Pró-Saúde, que desde 2008 gerencia o HRBA. A ação pode ser vista como um tratamento seguro e de qualidade, com atenção a todos os aspectos dos pacientes, sejam físicos, mentais ou espirituais.

“Este certificado representa para todos os pacientes recuperados, o recomeço de uma vida, após o coronavírus. É a simbologia do compromisso do Governo do Pará e da Pró-Saúde na busca contínua de atendimento humanizado, resolutivo e de qualidade, com foco sempre na saúde e bem-estar da nossa população”, conclui o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Até a manhã desta quarta-feira, 3/3, o HRBA recuperou 379 pacientes internados com a Covid-19, além de recuperar 504 colaboradores, que não precisaram de internação.

O HRBA é referência em tratamento da Covid-19 para uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios. A unidade está entre os melhores hospitais públicos do Brasil.

Com atendimento 100% SUS (Sistema Único de Saúde), a unidade faz parte de um seleto grupo no Brasil – há seis anos consecutivos – que detém o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência.