Mais de 20% dos casos atendidos no Hospital Regional do Baixo Amazonas são de tratamento de câncer

Dia Mundial de Combate ao Câncer é celebrado nesta quinta-feira (4/2)

(04/02/2021) – Em Santarém, oeste do Pará, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) é um dos hospitais de referência na região Norte para o tratamento de pessoas com câncer.

De acordo com o perfil epidemiológico da instituição, desde o início da gestão da unidade pela Pró-Saúde, em 2008, mais de 20% dos casos atendidos envolvem pacientes em tratamento pela doença.

Em 2020, foram realizadas 18.422 consultas oncológicas, 594 cirurgias oncológicas, 11.705 sessões de quimioterapia e 30.267 sessões de radioterapia.

Para chamar a atenção para a doença e tentar reduzir o número de mortes, a União Internacional para o Controle do Câncer (UICC), com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), criou, em 2005, o Dia Mundial do Câncer, lembrado no dia 4 de fevereiro.

Paciente oncológica, Maria Elza Corrêa da Silva (Foto: Comunicação Pró-Saúde)

Entre os anos de 2017 e 2020, o HRBA tratou 1.960 casos da doença. Entre os principais tipos de câncer atendidos em adultos são: cânceres de mama, de próstata, colo uterino e estômago. Já em crianças o tipo mais comum é a leucemia.

Em tratamento contra um câncer de mama no HRBA, Maria Elza Corrêa da Silva, de 41 anos, revela como descobriu a doença e alerta a todos sobre a prevenção.

“Eu senti primeiro um nódulo no meu seio, depois fui pegar algo no meu armário e senti uma dor muito forte. Iniciei os exames e o médico diagnosticou a doença. Eu sempre fui muito sedentária, não tive atenção adequada com meu corpo, então digo para as pessoas: busquem uma vida saudável para nunca precisar tratar um câncer, pois é muito difícil”, conta a paciente.

O coordenador do Serviço de Oncologia do HRBA, o cirurgião Marcos Fortes, destaca a importância dessa mensagem de Maria Elza.

“Quer ajuda para evitar o câncer? Adote hábitos saudáveis. Tenha uma alimentação saudável, com menor quantidade de carne e gordura, opte por comer verduras, legumes, não fume, evite a ingestão de bebida alcoólica, pratique atividades físicas regularmente e faça consultas e exames de rotina”, orienta.

HRBA

Referência em áreas como oncologia, neurocirurgia e ortopedia, o HRBA é uma unidade pertencente ao Governo do Pará e referência para 1,3 milhão de pessoas.

No ano passado, realizou 917.262 mil atendimentos – foram 3,8 mil a mais na comparação com o ano de 2019. Em 2020, o hospital alcançou índice de 99,36% de satisfação dos usuários.

Com a certificação ONA 3 Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o HRBA está entre os melhores hospitais do país, reconhecidos pela qualidade assistencial e segurança destinada aos pacientes.