Com apoio do Regional do Baixo Amazonas, Policlínica Itinerante irá atuar neste final de semana em Santarém

(19/06/2020) – O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, em Santarém, concederá apoio aos serviços da Policlínica Itinerante do Governo do Pará, que leva atendimentos de saúde à pessoas com sintomas gripais leves e moderados da Covid-19. A ação ocorrerá nos dias 20, 21 e 22/06, sempre das 8h às 17h.

O HRBA, pertencente ao Governo do Estado, disponibilizou a estrutura física do ambulatório de consultas para atendimento à população, e nos casos que forem necessários, conforme indicação médica, o paciente fará a realização de tomografia computadorizada na própria unidade – exame complementar que auxilia na identificação precoce da doença, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

Para buscar o atendimento, o paciente precisa estar com sintomas gripais. Após dar entrada no hospital, passará pela triagem da equipe de enfermagem, classificação de risco, consulta com médico e, conforme necessidade do caso, será direcionado para realização da tomografia, no setor de Radiodiagnósticos do HRBA.

Além da consulta e realização de exame complementar, o paciente que tiver indicação clínica receberá medicamentos para tratamento da infecção.

A estimativa é que 1.500 pessoas sejam atendidas nos três dias de ação. A equipe da Policlínica é formada por 6 médicos clínicos, 3 enfermeiros, 3 técnicos em enfermagem, 3 recepcionistas e 1 coordenador geral.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.