Hospital Regional recebe visita de representantes do Governo do Pará nas futuras instalações do Labimol

Laboratório está em fase de implantação e fará testes de covid-19 no HRBA

(22-05-2020) – O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, recebeu na tarde desta quinta-feira (21), a visita do secretário Regional do Governo do Pará, Henderson Pinto, da Diretora do 9º Centro Regional da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) Marcela Tolentino e da coordenadora de Saúde do Centro Regional de Governo, Talita Liberal.

As autoridades estaduais visitaram as instalações do futuro Laboratório de Biologia Molecular do Baixo Amazonas (Labimol), que deverá fazer testagem do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa é uma parceria do Governo do Estado, HRBA e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

A instalação do Labimol em Santarém é uma estratégia de descentralização e ampliação das possibilidades de diagnosticar a Covid-19 no estado do Pará com mais celeridade.  Realizar este diagnóstico em Santarém reduzirá o tempo de espera pela confirmação dos resultados, o que favorecerá o tratamento dos pacientes de toda a região Oeste do Pará.

Além disso, será possível evitar a ocupação desnecessária de leitos por longos períodos de tempo por pacientes suspeitos da Covid-19, uma vez que o resultado deverá ficar pronto no mesmo dia, ou em até 72h, dependendo da demanda. Também será possível fazer o monitoramento com mais agilidade dos profissionais da saúde que estão na linha de frente e expostos a contaminação pelo vírus.

A visita foi acompanhada pelo diretor Hospitalar Hebert Moreschi e pela coordenadora do Laboratório de Análises Clínicas do HRBA, Renata Mendonça.

Sobre o HRBA

Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade pertencente ao Governo do Pará, gerenciada pela Pró-Saúde, em Santarém, presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade é referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer.  Também é referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios da Saúde e da Educação.

No Norte do Brasil, foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

De maio de 2008 a março de 2020, o HRBA, em Santarém, atingiu a marca de 7.403.302 atendimentos realizados para a população de 30 municípios da região do Baixo Amazonas. Em 2019, a avaliação dos usuários nos serviços prestados alcançou 99% de aprovação.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.