Serviço Aeromédico do Pará transfere paciente com Covid-19 para o Hospital Regional do Baixo Amazonas

(23-04-2020) – O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), unidade gerenciada pela Pró-Saúde, recebeu o primeiro paciente com Coronavírus (Covid-19) transportado pelo Serviço Aeromédico do Governo do Pará na tarde desta quinta-feira (23),

O paciente, de 47 anos, é oriundo do município de Prainha e teve resultado positivo para a doença. Devido a uma piora clínica no quadro respiratório, foi solicitada transferência do paciente, via regulação do estado, para o HRBA, unidade de referência para o atendimento de casos graves de Covid-19 na região Oeste do Pará.

O Serviço Aeromédico é um meio de transporte que promove maior agilidade no atendimento à população, que precisa se deslocar de sua cidade para uma unidade de referência. “Essa descentralização foi uma determinação do Governo do Estado atendendo a um pedido do Centro Regional de Governo e da Sespa, para que pudéssemos oferecer esse serviço com uma base em Santarém. É uma estratégia que visa diminuir o tempo de resposta no atendimento aos pacientes com Covid-19 em toda região Oeste do Pará”, ressaltou o secretário regional de Governo, Henderson Pinto.

Em Santarém, o serviço visa o resgate aeromédico da população de 15 municípios, com possibilidade de ampliação da área de cobertura. “A decisão do Governo do Estado de descentralizar o transporte aeromédico e disponibilizar para nossa região uma aeronave é fundamental para que tenhamos celeridade na chegada de pacientes graves ao HRBA. Em saúde, tempo é sinônimo de mais vidas salvas”, enfatizou o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Atendimentos do HRBA em 2019

O HRBA é uma unidade do Governo do Estado, gerenciada pela Pró-Saúde, e atende uma população estimada em 1,3 milhões de pessoas, de 28 municípios da região oeste do Pará. Em 2019, o Regional do Baixo Amazonas realizou 869.701 mil atendimentos em 2019, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência. A unidade é reconhecida como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência – maior certificação nacional de acreditação hospitalar, que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.