Hospital Regional de Santarém está preparado para receber casos graves de Coronavírus da região Oeste do Pará

Nesta sexta-feira, 20, foi realizada a cerimônia em comemoração pelos 10 anos de funcionamento do Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna, em Santarém. Autoridades, colaboradores e usuários participaram do evento, que teve a entrega de certificados aos profissionais e parceiros que se destacaram ao longo da história do hospital. A unidade foi inaugurada pelo governador Simão Jatene em 28 de dezembro de 2006. E, durante esse período, alcançou a marca de mais de 4,8 milhões de atendimentos. O Hospital Regional de Santarém oferece 30 especialidades, sendo referência em Ortopedia e Traumatologia, Terapia Renal Substitutiva, Oncologia e Neurocirurgia. Também disponibiliza à população 28 serviços de diagnóstico e tratamento. Em dez anos, realizou mais de 32 mil cirurgias, 557 mil consultas, 4,1 milhões de exames, 68 mil atendimentos de urgência e emergência e 38 mil internações. Em 2016, a unidade foi considerada o melhor hospital público do Norte e Nordeste do Brasil. FOTO: ASCOM / HRBA DATA: 20.01.2017 SANATRÉM - PARÁ

Equipe da unidade está capacitada para recebimento dos casos; unidade conta com plano de contingência para garantir segurança e assistência de qualidade diante de um possível aumento de demanda

(20/03/2020) – O Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde em Santarém, é uma das unidades definidas pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), como hospital de referência para recebimento de casos suspeitos graves do novo Coronavírus (Covid-19), no Pará. Atento a situação da pandemia no Brasil e no mundo, o HRBA avança na capacitação das equipes e preparo da estrutura para enfrentar possíveis casos da doença na região Oeste do estado.  A unidade, que está entre os dez melhores hospitais públicos do Brasil, é reconhecida pelos atendimentos de média e alta complexidade, com destaque para tratamento oncológico, onde é referência para toda a região Norte do país.

Para garantir uma assistência organizada, o HRBA, unidade do Governo do Pará que presta atendimento 100% gratuito, elaborou um Protocolo Clínico (atualizado continuamente), por meio do Núcleo de Hospitalar de Epidemiologia (NHE) e Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), que estabelece um fluxograma e diretrizes específicas para atendimento de pacientes com casos suspeitos e/ou confirmados da doença (Covid-19).

O HRBA possui ainda um plano de contingência que poderá ser colocado em prática, caso identificado um aumento significativo de demanda. Ele prevê, entre outras coisas, a instalação de tendas ao ar livre no jardim e no estacionamento do hospital, para evitar aglomerações nas recepções do ambulatório de consultas, oncológico e na hemodiálise.

Desde o início de fevereiro, quando o assunto começou a tomar relevância no país, o Hospital Regional adotou uma série de precauções necessárias antecipadamente. No dia 7 de fevereiro realizou o primeiro treinamento com a equipe assistencial, com a simulação de chegada de paciente com suspeita de infecção grave. Com treinamentos contínuos, os colaboradores são orientados periodicamente sobre a identificação de caso suspeito, fluxograma de recebimento de pacientes e uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

“Somos referência para o tratamento de pacientes com covid-19 suspeito ou confirmado, com indicação de internação e casos graves. Reservamos para este atendimento, dois leitos de isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e mais 10 leitos nas unidades de internação. Esses leitos foram preparados exclusivamente para esta finalidade, neste momento. Adotamos todas os cuidados necessários antes do crescimento do Coronavírus no país e abastecemos o HRBA com EPI’S (máscara cirúrgica, avental impermeável, luva de procedimento, touca, óculos de proteção e máscara N-95). Criamos um fluxo de atendimento de forma a preservar a integridade do paciente para que ele seja bem assistido, e também preservar a segurança do profissional de saúde”, reforça o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Funcionamento do hospital

No momento, dada a situação epidemiológica local, o Hospital Regional de Santarém segue funcionando normalmente, sem interrupções aos atendimentos prestados aos pacientes, conforme recomendação da Sespa e do Ministério da Saúde.

Para evitar a circulação de pessoas com provável exposição ao vírus, e para não colocar em risco pacientes mais vulneráveis (idosos, diabéticos, hipertensos, quem tem insuficiência renal crônica, quem tem doença respiratória crônica, quem tem doença cardiovascular), o hospital está aplicando questionários em todas as suas recepções para identificar se acompanhantes vieram de locais com transmissão comunitária e/ou apresentam sintomas respiratórios, para tomar as devidas medidas de precaução necessárias.

Orientações gerais

O HRBA reforça as medidas de prevenção, que devem ser adotadas por todos para conter a propagação da doença:

– Se realizou viagens para fora do estado ou do país, permaneça em quarentena domiciliar (fique em casa sem receber visitas, durma em cama separada e não compartilhe materiais de higiene pessoal) por sete dias, mesmo que assintomático;

– Evite frequentar reuniões sociais ou locais fechados com aglomeração de pessoas;

– Evite visitar pessoas internadas, principalmente se voltou de viagem recentemente ou apresente sintomas respiratórios;

– Higienize as mãos frequentemente com água e sabonete ou álcool em gel;

– Ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com a parte interna do cotovelo;

– Evite tocar nariz, olhos e boca antes de limpar as mãos;

– Se voltou de viagens e apresentou sintomas respiratórios, procure atendimento na UPA 24 Horas ou em Unidades Básicas de Saúde (UBSs);

– Apenas compartilhe informações de fontes confiáveis e seguras. Evite propagar boatos ou notícias falsas – as fake news.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.