Hospital Regional do Baixo Amazonas promove a entrega de brinquedos para crianças de áreas carentes

(24/12/2019) – Na véspera de Natal, os colaboradores do Serviço de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, colocaram o gorro de Papai Noel e distribuíram amor, empatia e brinquedos para crianças dos bairros Vitória Régia, Ipanema e Diamantino, localizados na periferia do município.

Foram mais de 100 brinquedos distribuídos com a ajuda de doações de voluntárias dos próprios colaboradores da unidade. “Natal é tempo de solidariedade. Muitas ações são realizadas neste período, então buscamos ajudar. Foi uma experiência surpreendente, a partir de um gesto tão simples, levar a essas pessoas um sentimento de alegria”, destaca a diretora de Apoio e SADT, Greyce Gomes.

Em clima natalino e contagiados com o sentimento de solidariedade e amor ao próximo, os colaboradores do Regional do Baixo Amazonas, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, realizaram várias ações visando proporcionar bem-estar e alegria também aos pacientes. A iniciativa reforça a preocupação da unidade em fortalecer cada vez mais as ações de humanização dentro e fora do ambiente hospitalar.

Equipe do setor de Hemodiálise do HRBA (Foto: Anna Karla Lima)

Ação de Natal na Hemodiálise

No setor de Hemodiálise do hospital, a iniciativa proporcionou mais conforto e lazer aos pacientes renais crônicos, que necessitam ficar em média 4 horas ligados a um aparelho. “Hoje nós estamos com quase 200 pacientes em programas de hemodiálise, e devido ao período que ficam nas máquinas ser longo, é fundamental esse tipo de ação, para proporcionar conforto, relaxamento. Fizemos troca de presentes, sorteio de brindes e percebemos que se distraíram e se divertiram bastante”, reforça a coordenadora do Serviço de Hemodiálise, Solange Quadros.

A paciente Ana Flávia de Lima realiza hemodiálise há 4 anos devido a uma insuficiência renal.  Precisa comparecer no hospital três vezes por semana para fazer as sessões. Feliz com a iniciativa da equipe assistencial do setor, ela contou que a ação foi tão especial, que gostaria de ficar mais tempo. “Quando a gente vem fazer as sessões, são demoradas, ficamos ansiosos e com vontade de voltar logo para casa, mas hoje foi diferente, estou me sentindo até melhor. Agradeço a Deus pelo carinho de todos os colaboradores do hospital. Eu amo fazer amizades, e foi um bom momento para isso”, disse.

Árvore sustentável e entrega de alimentos

No início do mês de dezembro, o HRBA inaugurou uma árvore de Natal de luz, e realizou o plantio de um pinheiro que será utilizado nos próximos anos como árvore de Natal sustentável. A unidade também entregou cerca de 100 brinquedos arrecadados pelo projeto Amigos Anjos de Deus, para crianças que estão em tratamento no Regional. A entrega foi realizada por um Papai Noel voluntário.

Com o tema “O sonho acontece com a sua doação”, a unidade por meio do Grupo de Ações e Eventos de Humanização (Gaevh), gerenciado pelos próprios colaboradores, arrecadou 2 toneladas de alimentos que foram doados para cerca de 100 famílias das crianças que fazem tratamento contra o câncer no hospital, e para as famílias das crianças portadoras do HIV, que são atendidas por meio do Projeto Vertical, do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência de média e alta complexidades para um público estimado de 1,3 milhão pessoas de 23 municípios do Estado do Pará, no Norte do País.

É um complexo hospitalar eleito entre os dez melhores hospitais públicos do Brasil, de acordo com a ONA (Organização Nacional de Acreditação), instituição voltada para o reconhecimento e certificação de unidades que adotam práticas de gestão e assistenciais que levem à melhoria do cuidado ao paciente.

Com uma área de 130 mil metros quadrados e mais de 150 leitos, entre enfermaria e UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) adulta, pediátrica e neonatal, e pronto atendimento, o HRBA ainda é especializado no tratamento oncológico e hemodiálise.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade.

Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.