Técnicos em Radiologia do Hospital Regional de Santarém recebem homenagem na Câmara de Vereadores

Técnicos em radiologia do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foram homenageados, nesta terça-feira (19), em uma sessão especial na Câmara de Vereadores. A ação lembrou o Dia Internacional da Radiologia, comemorado em 8 de novembro.

Na área clínica, o profissional das técnicas radiológicas atua na execução dos exames de imagem como, por exemplo, mamografia, radiografia simples e contrastada, densitometria óssea, ressonância magnética e tomografia computadorizada. Por meio da aplicação das suas técnicas e a utilização de equipamentos, o profissional auxilia no diagnóstico de doenças.

O HRBA é uma unidade do Governo do Estado do Pará e gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Atualmente a unidade conta com um quadro de 30 colaboradores técnicos em radiologia, e sete médicos radiologistas e ultrassonagrafistas, que são responsáveis por laudar e executar exames específicos à sua atuação. De maio de 2008, quando a Pró-Saúde assumiu a unidade, a outubro de 2019, o HRBA já realizou mais de 342 mil exames de diagnóstico por imagem.

Durante a cerimônia na Câmara, foram homenageados quatro técnicos em radiologia que integram a equipe de profissionais do HRBA: Ricardo Sousa dos Santos, Mônica Jully Teixeira Brito, José Carneiro Alves Júnior e Cléia Cunha da Silva. “Esse reconhecimento demonstra a valorização deste profissional nos avanços tecnológicos dentro da medicina. Esta homenagem é uma maneira de valorizar a dedicação da equipe de técnicos de radiologia do HRBA, pois são profissionais que buscam exercer sua profissão com excelência e constante atualização”, destaca a supervisora do setor de Radiologia do HRBA, Cássia Sousa.

O HRBA tem se consolidado com a prestação de um serviço de excelência, procurando sempre oferecer um atendimento de qualidade à população. O hospital paraense é certificado pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, e reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil.

“A unidade fomenta frequentemente a capacitação profissional e estimula o crescimento da equipe. Com este reconhecimento mostramos para a população o quanto essa profissão é importante, e o quanto a unidade avança em melhorias a cada dia. Quem ganha com esse elenco de profissionais é a população, que é assistida por uma equipe comprometida e qualificada”, afirma a diretora Assistencial do HRBA, Francilene Veloso.

I Simpósio de Radiologia do HRBA

Em comemoração ao Dia Internacional do Radiologia, o HRBA realizou o I Simpósio de Radiologia. Com o tema: “Era Digital: A Importância da Atualização do Profissional das Técnicas Radiológicas”. Na ocasião, a unidade proporcionou para colaboradores, profissionais e estudantes da área, um momento para discutir os avanços da radiologia.

“O Simpósio objetivou integrar o setor de radiodiagnóstico com a equipe multidisciplinar, difundindo conhecimento e trocando experiências. O HRBA por ser um Hospital de Ensino e uma unidade de excelência, precisa sempre fomentar ações de aperfeiçoamento profissional. Foi uma oportunidade também de preparar os estudantes de radiologia, sobre os novos protocolos, novas técnicas e procedimentos. Todo esse investimento em educação, traz retorno direto aos pacientes, pois discutimos processos, que refletem no diagnóstico preciso”, reforçou o responsável técnico do setor de radiodiagnósticos, médico radiologista Alan Soares.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 22 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.