Fisioterapeutas do Hospital Regional de Santarém recebem homenagem na Câmara de Vereadores

(18/10/2019) – Fisioterapeutas do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foram homenageados, nesta sexta-feira (18), em uma sessão especial na Câmara de Vereadores, que comemorou os 50 anos do fisioterapeuta e do terapeuta ocupacional no Brasil.

O profissional fisioterapeuta atua na promoção da saúde, no tratamento e prevenção de doenças. Por meio da aplicação de técnicas, o fisioterapeuta auxilia na restauração da capacidade física e funcional de pacientes.

O HRBA é uma unidade do Governo do Estado do Pará, gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, que atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade atende uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do Oeste do Pará.

Atualmente o HRBA conta com um quadro de 39 colaboradores fisioterapeutas, e através da residência multiprofissional possui 8 residentes fisioterapeutas nas especialidades de ortopedia e oncologia. De 2012 a setembro de 2019, o HRBA realizou um total de 714.655 sessões de fisioterapia.

Durante a cerimônia foram homenageados dois fisioterapeutas que integram a equipe de profissionais do HRBA: Neyton Sousa dos Santos e Amanda de Almeida Sena. “O fisioterapeuta é fundamental na atuação da oncologia do hospital, pois ele trata das dores, das atrofias musculares e lesões. Realizamos uma média de 10 mil atendimentos por mês. O avanço é contínuo, tendo em vista a necessidade de prestar assistência de qualidade à população”, destaca o coordenador de fisioterapia do HRBA, Jonas Rocha.

Em Santarém, a história da fisioterapia acompanha a trajetória consolidada do HRBA, pois foi a partir da inauguração da unidade, que o atendimento foi ampliado ao público nesta área da saúde. “O HRBA tem se destacado com um serviço de excelência em todo o Pará e Região Norte do País. Isso se deve a um trabalho feito em conjunto, com uma equipe multidisciplinar, competente, qualificada e comprometida com a assistência ao paciente. O serviço de fisioterapia do hospital complementa as atividades dos demais profissionais com resultados excelentes. Esse reconhecimento da Câmara de Vereadores demonstra que nosso serviço cresce a cada dia, trabalhamos fortemente a formação de novos profissionais e desenvolvemos cada vez mais os que já atuam conosco”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 21 cidades de 11 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.