Projeto de ampliação do Hospital Regional de Santarém é entregue ao ministro da Saúde

omitiva participa de audiência em Brasília com o ministro da Saúde (Foto: Divulgação)

Com a ampliação, a unidade dobrará número de leitos de 153, para 306

(20/09/2019) – Um projeto que propõe a ampliação do atendimento e das instalações físicas do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, foi entregue ao ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante audiência realizada esta semana em Brasília. O objetivo é buscar recursos na ordem de R$ 54 milhões, para avanço em vários setores, possibilitando que a quantidade de leitos, que hoje é de 153, seja dobrada para 306.

A audiência com o ministro foi viabilizada pelo deputado federal Junior Ferrari. Também contou com a articulação do diretor clínico do HRBA, Alberto Tolentino, e o apoio do prefeito de Santarém, Nélio Aguiar. Participaram da reunião, o diretor Operacional da Pró-Saúde no Pará, Rogério Kuntz, e o diretor Hospitalar do HRBA, Hebert Moreschi.

“Nossa capacidade operacional já atingiu o limite frente às demandas que são crescentes por termos nos tornado referência. Essa parceria entre o Estado através da Sespa e o Ministério da Saúde é importante para que consigamos viabilizar esse projeto e ter como objetivo passar dos atuais 153 leitos, para 306 leitos. Com certeza será um avanço significativo e que mudará por completo a assistência em saúde na nossa região e em todo o Pará, pois dividiremos com Belém a responsabilidade de absorção de serviços de altíssima complexidade”, afirma o diretor Hebert Moreschi.

No projeto, está prevista ampliação de ambulatório, quimioterapia, centro cirúrgico, triagem, hemodiálise (com a ampliação passará a ser a maior da região Norte) além da construção de um heliponto, e construção de um centro de estudos com auditório.

“Devido ao aumento que tivemos no número de especialidades, se faz necessária uma ampliação, pois os atendimentos também aumentaram. Somos um hospital que atende municípios de outras regiões, e está se tornando pequeno para a demanda. Essa audiência com o ministro da Saúde nos deu a esperança de que vamos conquistar esse objetivo, em parceria com o governo municipal, governo estadual, bancada dos deputados federais, em prol de ampliar e agilizar os atendimentos na área da saúde”, reforçou o diretor clínico do HRBA, médico Alberto Tolentino.

O ministro sinalizou que uma equipe técnica avaliará o projeto, analisará uma visita à unidade.

Sobre o HRBA

O HRBA é um estabelecimento de saúde especializado em casos de média e alta complexidades, reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil, sendo referência para uma população de 1,1 milhão de pessoas residentes em 21 municípios do Oeste do Pará. A instituição é certificada pela Organização Nacional de Acreditação com o nível máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Desde 2008, o HRBA realizou o total de 7.396.109 atendimentos, entre internações, cirurgias, consultas, exames e urgência e emergência. Em 2019, até o mês de agosto, foram registrados 558.953 atendimentos. Atualmente oferta 35 especialidades e 28 Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico. A unidade é gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade filantrópica qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) e oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.