Ação emociona mulheres no Hospital Regional do Baixo Amazonas

No Dia Internacional da Mulher, celebrado no último 8 de março, as mulheres internadas no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), foram as grandes homenageadas do dia. A ação “Mulher, flor de ouro” promovida pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, gestora do hospital sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), entregou 300 rosas naturais para as pacientes internadas na unidade e acompanhantes mulheres.

As rosas foram doadas pela própria população da cidade, por meio de incentivo do hospital que abordava as pessoas em shoppings e supermercados da cidade, e apresentava o projeto, cujo objetivo é motivar essas mulheres. “A maioria delas são mulheres que passaram a vida inteira sofrendo e sem receber nenhum tipo de amor, explica a assessora hospitalar da Pró-Saúde no HRBA e presidente do Grupo de Trabalho de Humanização, Deusilene Pontes.

Cada rosa doada foi acompanhada de um cartão, com palavras de incentivo e estímulo. Esta foi a segunda edição da iniciativa “Mulher, flor de ouro”, que surgiu a partir de uma atividade do Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da unidade, em 2016.

“Os membros do grupo sentiam a carência e a fragilidade de cada pessoa, principalmente das mulheres pacientes e mães de pacientes internados, e o quanto um simples ato poderia trazer alegria e felicidade para aquelas mulheres que passaram a vida inteira sofrendo e sem receber nenhum tipo de amor”, ressaltou.

A assessora hospitalar da Pró-Saúde no HRBA, Deusilene Pontes, destaca ainda que a ação levou um momento de alegria e descontração para todas as mulheres que estavam na unidade. “Todas ficaram emocionadas com a ação. Muitas pacientes e acompanhantes choraram bastante e o sentimento era de gratidão”, concluiu.