Hospital Regional de Santarém promove workshop sobre uso de cateteres

O 28º workshop do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), abordou as “Novas tecnologias aplicadas à terapia infusional”. O evento foi organizado pelo Time Cuidador de Cateter da instituição e contou com sete palestras. Cateter é um instrumento, em forma de tubo, inserido em veias profundas e de maior circunferência para facilitar a administração de medicamentos e a retirada de sangue para exames, sendo necessário, principalmente, para a realização de hemodiálise e quimioterapia, já que os tratamentos são fortes e agridem as veias dos braços.

Este é o quarto ano em que a unidade realiza workshop com temas voltados para o uso de cateter. “Nós buscamos apresentar temas inovadores para contribuir com a melhora do nosso processo assistencial dentro do Hospital Regional. Este ano, nós abordamos as ‘Novas tecnologias aplicadas à terapia infusional”, já que nós tivemos inovação com um novo aparelho de ultrassonografia para ser utilizado no momento em que vai passar o cateter venoso central de inserção periférica de longa permanência”, explica a presidente do Time Cuidador de Cateter, enfermeira Lia Mara Diniz.

O enfermeiro especializado em Terapia Intensiva e Emergência, César Augusto Amaro, comandou duas palestras. “É de fundamental importância, tanto para os profissionais da Enfermagem, quanto para os profissionais médicos, estarem ligados às novas tecnologias proporcionando cada vez um melhor atendimento e qualidade aos pacientes. O tema está ligado ao que existe de melhor, de acesso vascular, no mundo”, diz.

O evento foi realizado, na última semana, no auditório do HRBA – unidade pública de saúde, gerenciada pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).