Profissionais do HRBA participam de evento da área farmacêutica

Farmacêuticos do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA), participaram de um dos mais importantes eventos da região relacionados à área farmacêutica. A sétima edição do “FarmaIespes” trouxe o tema “Desafios e perspectivas do profissional farmacêutico na área clínica e estética em um cenário nacional de mudanças”. O evento foi realizado nos dias 1 e 2/12, no Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes).

A coordenadora de Farmácia do HRBA, Sândrea Queiroz, participou da mesa redonda sobre ‘Consultório Farmacêutico – da teoria à prática’. Para ela, é fundamental que o profissional esteja em constante aperfeiçoamento. “É de suma importância participar de eventos como este, que proporcionam a difusão do conhecimento em diferentes áreas, mostrando, aos acadêmicos, a atuação na farmácia hospitalar, sobretudo acerca da farmácia clínica, que permite a promoção do uso racional do medicamento e uma assistência de qualidade aos nossos pacientes”, diz.

Sândrea diz que a criação de consultórios farmacêuticos é uma tendência no país. O HRBA vai disponibilizar, neste mês, um consultório farmacêutico para o atendimento do usuário em horário comercial. Serão distribuídos quimioterápicos e medicamentos para dor, além de hormonioterapia. “O HRBA, no intuito de estar cada vez mais próximo do usuário e promover a segurança do paciente na terapia medicamentosa, já está desenvolvendo as práticas de atenção farmacêutica tanto no ambiente hospitalar quanto ambulatorial”, explica.

A farmacêutica Juliana Petry ministrou o minicurso “Ajuste de dose para pacientes idosos, com ênfase na tabela de Beers”. Ela reforçou a importância de compartilhar experiências com profissionais e acadêmicos.

O Hospital Regional também teve um profissional homenageado. Raimundo Ferreira foi escolhido como farmacêutico destaque na área de Oncologia. “Esta é uma homenagem que me deixa muito feliz, mas não me envaidece. Torna-me ainda mais responsável no exercício da minha função farmacêutica, prezando pelo compromisso, pela responsabilidade e pela ética, que me faz realizar um trabalho humanizado”, conta Raimundo.