Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará
Dr. Waldemar Penna

HRBA

O Hospital Regional do Baixo Amazonas do Pará Dr. Waldemar Penna, sediado no município de Santarém (PA), é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará e administrado pela Organização Social Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar. Sua missão é prestar assistência de excelência em saúde de média e alta complexidades aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), promovendo o ensino e pesquisa, comprometida com a humanização, segurança, qualidade, sustentabilidade, responsabilidade social e respeitando princípios éticos e culturais.

O HRBA presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do município de Santarém, sendo referência no Norte do Brasil quando o assunto é tratamento de câncer. A unidade atende a uma população estimada em mais de 1,1 milhão de pessoas residentes em 20 municípios do oeste do Pará. Também tem se tornado referência no ensino e pesquisa, sendo credenciado pelos Ministérios de Saúde e de Educação. O hospital, atualmente, conta com 12 programas de residência médica, incluindo Cirurgia Oncológica, Neurocirurgia e Ortopedia e Traumatologia.

No Norte do Brasil foi o primeiro hospital público a obter o certificado máximo de qualidade, a ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido mediante o cumprimento das melhores práticas hospitalares e de qualidade assistencial.

Área: 130 mil m²

Inauguração: 28/12/2006. A Pró-Saúde assumiu a administração do HRBA em maio de 2008.

Princípios fundamentais da assistência

Missão

Prestar assistência de excelência aos pacientes referenciados do Sistema Único de Saúde, fortalecendo o ensino e promovendo a pesquisa, comprometidos com os princípios do Hospital.

Visão

Ser referência como um hospital de excelência aos usuários do SUS em média e alta complexidades, no País.

Valores

Sustentabilidade

Garantia da sustentabilidade econômica, ambiental e de capital intelectual, por meio de formação e desenvolvimento de pessoas, valorizando o ser humano e interagindo com a comunidade.

Qualidade e Segurança

Melhoria contínua de processos e serviços, buscando a segurança e satisfação dos clientes internos e externos.

Especialidades atendidas

Angiologia e Cirurgia Vascular, Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Buco-Maxilar, Cirurgia Pediátrica, Cirurgia Torácica, Cirurgia Geral, Cardiologia, Cuidados Intensivos, Endocrinologia, Ginecologia Oncológica, Mastologia, Neurocirurgia, Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia, Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Oncologia Hematológica, Oncopediatria, Otorrinolaringologia, Obstetrícia de Alto Risco, Pediatria, Infectologia, Urologia, Patologia Clinica, Oftalmologia, Cirurgia Plástica, Reumatologia, Pneumologia, Cirurgia Cardíaca (ambulatório e implante de marcapassos).

Serviços de diagnóstico e tratamento

Hemodinâmica, Ressonância Magnética, Tomografia Computadorizada, Raios-X, Ultrassonografia, Endoscopia, Colonoscopia, Colposcopia, Mamografia, Eletrocardiograma, Ecocardiograma, Braquiterapia, Quimioterapia, Radioterapia, MAPA, Eletroencefalograma, Teste Ergométrico, Holter, Terapia Renal Substitutiva, Fisioterapia, Doppler, Audiometria, Análises Clínicas, Anatomia Patológica, Densitometria Óssea, Biópsias e punções, Videolaringoscopia, Eletroneuromiografia.

153 leitos, sendo

 
  • 17 Clínicos;
  • 45 Cirúrgicos;
  • 19 Pediátricos;
  • 21 Oncológicos.
  • 2 Obstétricos;
  • 20 UTI Adulto;
  • 10 UTI Pediátrica;
  • 19 UTI Neonatal.
 

O hospital possui, ainda, um Centro Cirúrgico com cinco salas.

Hospital Ensino


Residência médica

O HRBA oferece 34 vagas para residência médica em 12 especialidades: Anestesiologia (5 vagas), Cancerologia Clínica (2), Cancerologia Cirúrgica (1), Cirurgia Geral (6), Clínica médica (5), Ginecologia e obstetrícia (2), Infectologia (1), 2 – Medicina da família e comunidade (2), Neurocirurgia (3), Ortopedia e Traumatologia (5) e Pediatria (2).

Residência multiprofissional

São oferecidas 27 vagas em 6 especialidades: Enfermagem (8), Farmácia (4), Fisioterapia (10), Psicologia (2), Serviço Social (1) e Terapia Ocupacional (2).

Número de atendimentos - 2008 a 2018

Prêmios e Certificações

  • Prêmio Líderes da Saúde Norte e Nordeste (2017)
  • Reconhecimento de participação da Campanha Global - Desafio de resíduos (2017)
  • Certificado de participação do Projeto Paciente Seguro no triênio 2015-2017
  • Certificado de reconhecimento a Segurança nos procedimentos da Hemodinâmica (2017)
  • Placa em reconhecimento aos esforços realizados para o tratamento de câncer de mama na região (2017)
  • Selo Materiality Disclosures, emitido pela Global Reporting Initiative (GRI) - (2017)
  • Prêmio FBAH – 2º lugar (2016)
  • Certificado Hospital Amigo do Meio Ambiente (2016)
  • Certificado Hospitais Saudáveis (2016)
  • Prêmio Amigo do Meio Ambiente (2016)
  • Prêmio de Líderes da Saúde – 1º lugar na categoria: Instituição do Ano - Saúde Pública (2016)
  • Signatário do Pacto Global da ONU (2016)
  • ONA 3 – Acreditado com Excelência (2015)
  • Certificado Hospital Amigo do Meio Ambiente (2015)
  • Certificado Hospitais Saudáveis (2015)
  • Prêmio FBAH – 1º lugar (2014)
  • Hospital Ensino (2014)
  • Apontado pela revista Exame como um dos 10 melhores hospitais públicos do Brasil
  • Único hospital público da região Norte com alto padrão de qualidade na avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)

Programas e Projetos

Escolarização Hospitalar
O projeto iniciou em março de 2014 e possibilita que crianças não tenham prejuízo educacional enquanto estão em tratamento no HRBA. Elas são matriculadas na rede municipal de ensino e recebem atendimento tanto da professora do ensino especial, como também da professora do ensino regular. Os encontros são realizados de segunda a quinta-feira, de 14h às 16h30 (dependendo da disponibilidade das crianças). O HRBA tem dois pacientes que são moradores e desenvolvem atividades pedagógicas adaptadas às suas necessidades, nos próprios leitos, para que não tenham prejuízo educacional. O projeto acompanha o calendário das escolas municipais.
ABC Brincando no HRBA
Com objetivo de assegurar a assistência educacional para as crianças em tratamento, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA) implantou este projeto em janeiro de 2014, em parceria com o curso de Pedagogia do Instituto Esperança de Ensino Superior (Iespes). O “ABC Brincando no HRBA” é realizado diariamente e atende em média até seis crianças por dia. São desenvolvidas atividades de leitura e contação de histórias, pinturas e jogos educativos.
Ensino, Cultura e Saúde
Pacientes e acompanhantes vão ter acesso a duas bibliotecas móveis com diversificadas obras literárias para terem momentos de descontração e enriquecimento cultural durante o tempo em que permanecerem no HRBA. O projeto será no segundo semestre de 2016. Os livros estão sendo arrecadados por meio de doações voluntárias. Mais de 1400 volumes foram arrecadados.
HRBA na Escola
É uma iniciativa conjunta do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo de Educação Permanente (NEP), Serviço de Nutrição e Dietética (SND), Serviço de Reabilitação e Fisioterapia (SRF) e Diretoria de Enfermagem do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA). O projeto tem como foco educar as crianças para que os resultados possam ser alcançados a médio e longo prazo. Por meio de ações lúdicas, como apresentações de fantoches, estudantes recebem orientação sobre higienização, alimentação e postura, entre outras.
Compostagem e Horta Orgânica
É um projeto pioneiro na região, na área ambiental. Resíduos orgânicos (folhas e galhos de árvores e restos de alimentos do hospital) são transformados em adubo. O adubo é aplicado na horta, que produzirá legumes e verduras para o consumo do público interno. O projeto, lançado em outubro de 2015, acontece em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) e da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra). Atualmente estão plantados, na área do hospital, batata doce e macaxeira. O hospital produz, em média, 23 toneladas de resíduos por mês, sendo reciclados 10% desse total. Com a compostagem, essa parcela vai passar para quase 30%. Entre junho a agosto de 2016, o HRBA consumiu pouco mais de 11 toneladas de produtos hortifrutigranjeiros. A meta é que, dentro de três anos, o hospital produza 80% do total consumido desses produtos.
Rádio HRBA
Fundada em 15/09/2011, é considerada a primeira rádio do Brasil, dentro de um hospital, a desenvolver uma programação interativa diária voltada para usuários, acompanhantes e colaboradores. Ela faz parte das ações voltadas à humanização da assistência, que tornam o ambiente hospitalar mais receptivo e agradável e influencia diretamente na adesão do paciente ao tratamento proposto.
Ações de Saúde na Comunidade
As ações realizadas pelo HRBA acontecem desde 2009. Equipes multiprofissionais levam diversos tipos de atendimentos a várias comunidades da região como forma de disseminar, às pessoas mais carentes, a importância de se ter um diagnóstico precoce. Todo ano, pelo menos duas localidades recebem as equipes do hospital.