Hospital Regional do Baixo Amazonas recebe imagem de Nossa Senhora de Nazaré

(11/07/2020) – Os atendimentos na tarde deste sábado (11) no Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, tiveram um toque especial de renovação de fé e esperança. Pacientes e profissionais da saúde que atuam na unidade receberam a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

A visita iniciou com uma benção do Arcebispo Metropolitano de Santarém, Dom Irineu Roman e seguiu pelas clínicas oncológica, pediátrica, clínica médica, percorreu os corredores do isolamento da covid-19 e UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal. “Ela é mãe e devemos acolhê-la como mãe, por isso ela é sagrada. A visita em um hospital tem um significado especial, para que as pessoas se deixam tocar pelo sagrado, pela presença de Deus, por essa experiência de fé, de oração, de amor”, ressaltou o arcebispo.

O HRBA é uma unidade de saúde pública pertencente ao Governo do Pará, e gerenciada pela Pró-Saúde, referência Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva para uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas, residentes em 30 municípios do oeste do Pará, Baixo Amazonas e Xingu.

A técnica em enfermagem da Pró-Saúde, com atuação no hospital, Andressa Shelda, que trabalha na equipe de linha de frente de combate a covid-19, nas clínicas de isolamento, se emocionou ao receber a imagem em seu setor.
“Minha mãe é do grupo de risco, é hipertensa. Por estar trabalhando diretamente no isolamento, precisei manter a distância dos meus familiares. Esta visita vem trazer alívio, conforto, renovar a alma, trazer benção para nós e para os nossos pacientes. Me sinto com a esperança e as forças renovadas”.

A visita, organizada pela equipe do Círio de Nazaré como parte das ações da Pastoral da Saúde, que contou com o apoio do setor de Humanização do Hospital, tem como objetivo proporcionar acolhimento espiritual e confortar famílias, profissionais de saúde e os pacientes em tratamento na unidade. “Estamos vivendo um período desafiador para as equipes de saúde, e nós também somos seres humanos, temos famílias, temos preocupações. A presença de Nossa Senhora de Nazaré nos traz força, sabedoria para enfrentar essa pandemia melhores, e assim proporcionar aos nossos pacientes uma assistência mais humana e melhor”, ressaltou o diretor Hospitalar Hebert Moreschi.

A visita seguiu toda as recomendações do Ministério da Saúde de prevenção ao novo coronavírus (covid-19).

Sobre o HRBA
Reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 (Organização Nacional de Acreditação (ONA), que assegura o padrão de segurança e qualidade no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), presta serviço 100% referenciado, atendendo a demanda originária da Central de Regulação do Estado. De maio de 2008 a maio de 2020, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, atingiu a marca de 8.703.878 atendimentos. Em 2019, a avaliação dos usuários nos serviços prestados alcançou 99% de aprovação.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de 12 Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativa, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.