Profissionais do Hospital Regional de Santarém comemoram Dia do Trabalhador


A véspera do Dia do Trabalhador, lembrado em 1º de maio, ficou marcada por conta de uma grande programação envolvendo os trabalhadores do Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém (PA). Durante todo o dia, os profissionais puderam participar de diversas atividades. A programação teve a temática “Revivendo a Infância no HRBA”.

Na área externa do hospital, foi preparado um espaço para recreação. Nos horários de intervalo para descanso e almoço, os profissionais puderam se descontrair com ping-pong, karaokê e brincadeiras típicas da infância, como corrida de saco e bandeirinha. Também teve orientações sobre segurança do trabalhador com a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).

“É a primeira vez que eu vejo uma programação assim aqui no hospital. É muito interessante, diferente e descontraído para os colaboradores em homenagem ao Dia do Trabalhador”, diz o auxiliar de almoxarifado, Everaldo Corrêa.

Em parceria com a escola Supera, foram oferecidas atividades lúdicas de “ginástica para o cérebro”, que ajudam a desenvolver atividades cognitivas, como atenção e memória. “Achei bem interessante, com brincadeiras diversificadas. Isso é legal para descontrair, até mesmo como momento de reflexão, porque o lazer faz parte da vida do trabalhador”, destaca o colaborador José Luiz.

Para o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi, é importante proporcionar esses momentos aos profissionais. “Valorizamos os nossos trabalhadores e temos certeza de que sem eles o hospital não existiria, afinal aqui é um hospital, e temos pessoas cuidando de pessoas. Nossa equipe é o nosso maior patrimônio e sem ela o HRBA não atingiria os resultados que alcançamos em qualidade e assistência. Por isso investimos, zelamos, treinamos e, principalmente, tratamos todos com respeito e humanização”, afirma Moreschi.

A programação foi desenvolvida pelo setor de Recursos Humanos e Grupo de Ações e Eventos de Valorização Humana do HRBA (GAEVH). “A proposta era proporcionar um momento de descontração e integração entre os colaboradores, lembrando da infância. O equilíbrio entre trabalho, lazer e questões pessoais é o principal para a vida do ser humano”, explica a coordenadora do RH, Thalita Gambôa.

Sobre o hospital
O Hospital Regional de Santarém – gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar sob contrato com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) – atende casos de média e alta complexidades e presta serviço 100% pelo SUS, sendo referência no Norte do Brasil em tratamento de câncer. A instituição atende a população estimada de 1,1 milhão de pessoas, residentes em 20 municípios do oeste do Pará. Foi o primeiro hospital público do Norte a conquistar o certificado ONA 3 – Acreditado com Excelência.

Sobre a Pró-Saúde
A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Seu trabalho de inteligência visa a promoção da qualidade, humanização e sustentabilidade. Com 16 mil colaboradores e mais de 1 milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. Atualmente realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 23 cidades de onze Estados brasileiros — a maioria no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde). Atua amparada por seus princípios organizacionais, governança corporativo, política de integridade e valores cristãos.

A criação da Pró-Saúde fez parte de um movimento que estava à frente de seu tempo: a profissionalização da ação beneficente na saúde, um passo necessário para a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes que não podiam pagar pelo serviço. O padre Niversindo Antônio Cherubin, defensor da gestão profissional da saúde e também pioneiro na criação de cursos de Administração Hospitalar no País, foi o primeiro presidente da instituição.