HRBA oferta serviços de saúde a trabalhadores do setor de transportes

(04/04/2019) Na Semana Mundial da Saúde do Trabalhador do Transporte, o Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), gerenciado pela Pró-Saúde Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, ofertou serviços de saúde, como consultas médicas, orientações nutricionais, aferições de pressão e palestras preventivas para os profissionais desta área de atuação.

A ação, realizada nesta quinta-feira, 4 de abril, aconteceu nas dependências do Serviço Social do Transporte (Sest) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Senat). O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Santarém e outras instituições. Além dos atendimentos de saúde, foram oferecidos serviços sociais, cursos profissionalizantes e informações sobre empreendedorismo.

O cobrador de ônibus Francisco Dênis, de 36 anos, foi um dos beneficiados. “Isso facilita no nosso dia a dia. Não temos tempo para procurar um médico e essas ações beneficiam muito a população. Essa parceria com o Hospital Regional nos ajudou bastante”, diz Dênis.

O fisioterapeuta Jonas Rocha destacou a prevenção de lesões durante as palestras ministradas. “Esse evento é muito válido, principalmente para a prevenção dos trabalhadores que ficam um longo tempo sentado, como motoristas, cobradores e taxista. Trouxemos algumas orientações e dicas sobre como prevenir lesões no seu ambiente de trabalho, que é bastante estressante”, explica Rocha.

O motorista Albertino dos Santos, de 41 anos, agradeceu as orientações e a consulta médica. “Essa ação é boa para todos. É importante para o nosso dia a dia, que é estressante, ter esse acompanhamento médico para se cuidar e se manter firme”, destaca o motorista.
“O Hospital Regional é parceiro desta atividade pois entende que o profissional que trabalha no trânsito tem uma grande responsabilidade nas mãos, pois transporta as nossas famílias, as pessoas que estão em nossa volta. O trânsito, hoje, faz com que esse profissional viva num nível de estresse muito alto e, muitas vezes, fica com a saúde prejudicada. Por isso, zelar pela saúde desse trabalhar é, também, zelar pelo bem-estar da nossa população”, afirma o diretor-geral do HRBA, Hebert Moreschi.

Além dessas ações, o Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, tem iniciativas contínuas que buscam garantir um trânsito mais seguro, como por exemplo, o programa “Direção Viva: você consciente, trânsito mais seguro”, que promove ações de educação em saúde, voltadas à conscientização sobre as sequelas oriundas de traumas por acidentes de trânsito. Com o programa, busca-se disseminar a informação sobre o impacto dos acidentes de trânsito na sociedade e formar multiplicadores no processo de combate à insegurança no trânsito.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma das maiores entidades de gestão de serviços de saúde e administração hospitalar do País. Fundada em 1967, como Associação Monlevade de Serviços Sociais, em João Monlevade (MG), a Pró-Saúde é uma entidade filantrópica sem fins lucrativos. Tem sob sua responsabilidade 2.068 leitos e o trabalho de cerca de 16 mil profissionais, sendo 2,9 mil médicos, além de reunir um dos maiores quadros de administradores hospitalares do Brasil, contribuindo para a humanização do atendimento hospitalar, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com excelência técnica e credibilidade nacional, é uma entidade qualificada como Organização Social de Saúde (OSS) que oferece uma gama de serviços em benefício da vida. A atuação na área de administração hospitalar tornou a entidade amplamente reconhecida no setor, permitindo que a Pró-Saúde ofereça a mesma qualidade em assessoria e consultoria, planejamento estratégico, capacitação profissional, diagnósticos hospitalares e de saúde pública, gestão de serviços de ensino e muitos outros. A entidade faz a gestão de quatro Centros de Educação Infantil, em São Paulo, cidade em que também fica localizada a sua Sede Administrativa.